SDFP - Síndrome da Dor Femoro Patelar
- Susiane Riffel
- 27 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Sindrome é o nome dado ao conjunto de sinais e sintomas, sendo assim "Síndrome das Dores Femoro Patelares" são todas as dores relacionadas a região anterior do joelho. Elas podem ter diferentes causas e origens.
A Síndrome Femoro-Patelar (SFP) é um dos diagnósticos mais desafiantes no que se refere à patologia do joelho. É definido como uma dor difusa retro ou peripatelar tipicamente desencadeada ou agravada pela subida e descida de escadas, agachamentos ou períodos prolongados na posição sentada.

Podemos ter estas dores relacionadas a processos inflamatórios de músculos e tendões ou também podem ter relação com uma disfunção da biomecânica do joelho, além do mau posicionamento da patela. Outras causas ainda podem estar relacionadas ao excesso de atividade física, que devido aos gestos repetitivos podem sobrecarregar a articulação. O sedentarismo também pode ser um dos fatores que ocasionam esses problemas e geram perda de força muscular.
Muitas vezes a SDFP pode receber um diagnóstico errôneo de Condromalacia Patelar. Mas qual a diferença entre as duas?
Na primeira temos dor e limitação na articulação do joelho, mas não há processo de desgaste da cartilagem articular. Já quando temos a Condromalacia Patelar, neste caso sim, temos processo de desgaste entre as cartilagens que protegem a patela e o trocanter distal do fêmur.

A boa notícia é que existe tratamento para esta alteração e os resultados são positivos. Na primeira fase o tratamento devo estar direcionado a diminuição da dor e melhora da funcionalidade do paciente. Já num segundo momento, podemos pensar no reforço muscular e inclusive esse paciente pode e deve realizar musculação com orientação e supervisão de um profissional para isso.
Assim, o tratamento central da SDPF está voltado para o equilíbrio muscular e biomecânico de todo o membro inferior. O fortalecimento do vasto medial oblíquo é preconizado, como forma de centralizar a patela, promovendo uma melhor estabilização e vantagem mecânica da articulação patelofemural. Caso o paciente não trate esta alteração e mantenha os mesmos hábitos, essa alteração pode evoluir para uma Artrose e consequentemente necessitar de um processo cirúrgico. Por isso, é muito importante o tratamento precoce e preventivo.
Nós podemos te ajudar! Faça uma avaliação conosco - Ligue e Agende - 54. 98112.4954
Comments