top of page

Manguito Rotador. A dor mais frequente de ombro

  • Foto do escritor: Susiane Riffel
    Susiane Riffel
  • 28 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

O manguito rotador é um grupo de 4 músculos que se originam a partir da escápula, mais popularmente chamada de “paleta”. Este conjunto de músculos tem grande importância na estabilização, força e mobilidade dos ombros. Cada um dos 4 músculos tem uma função específica, mas em conjunto trabalham para movimentar e posicionar o ombro em todas as suas funções específicas. Devido a grande mobilidade do ombro e sua característica anatômica ímpar, o manguite rotador, com o tempo pode sofrer lesões, causadas tanto por acidentes (quedas), quanto por esforço repetitivo ou mesmo uma degeneração natual por conta da idade, que em muitos casos, pode iniciar a partir dos 35 ou 40 anos e perdurar até o final da vida.

Os problemas começam a ocorrem quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas. Isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando você tenta dormir de lado.

A lesão do manguito rotador ocorre mais freqüentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. Em casos mais graves pode ocorrer a ruptura. No caso de ruptura total do tendão, está indicado o reparo cirúrgico o mais rápido possível, evitando uma degeneração (substituição do músculo por gordura) pode ser irreversível.


Segundo a Fisioterapeuta Susiane Riffel, “o risco de lesão do manguito rotador também aumenta muito com a idade. Diversos estudos mostram que ate 2/3 da população de 70 anos tem lesão do manguito rotador, porém muitas destas pessoas são assintomáticas. A fisioterapia é essencial tanto para prevenção, quanto para o alívio da dor, recuperação funcional e reforço específico do manguito rotador, para que o paciente volte o mais rápido possível às suas atividades. O diagnóstico clínico precisa ser realizado por um médico e através de exames como Raio X, ultrassom ou ressonância magnética”.


Entre as principais intervenções para um tratamento eficaz, sugere-se a utilização de anti-inflamatórios, redução ou paralização dos movimentos e atividades que provoquem dor, praticar reforço muscular e fisioterapia. Sempre a melhor forma de de prevenir é detectar e tratar a patologia no seu início, quando ainda é possível reverter. Se você sofre com dores musculares, principalmente no ombro, venha conversar conosco. Agende uma consulta de avaliação. Assim poderemos te ajudar e orientar você no melhor tratamento. Informe-se com nosso canal de atendimento, fone 54. 3286.0549.

 
 
 

Comments


Inspire mudanças e expire atitudes!

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Susiane Riffel Fisioterapia e Pilates

Central de Agendamentos / WhatsApp: 54 98112-4954

Unidade Planalto - R. Demétrio Pereira dos Santos, 515, Sala 02 - Bairro Planalto - Gramado/RS

Unidade Várzea Grande - Av. 1° de Maio, 1622, Sala 202 - Bairro Várzea Grande - Gramado/RS

© 2020 - Susiane Riffel Fisioterapia e Pilates

bottom of page