LIBERAÇÃO MIOFASCIAL, o que é e quais os benefícios para melhorar a sua qualidade de vida.
- Susiane Riffel
- 24 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

A LIBERAÇÃO MIOFASCIAL é uma técnica especializada para tratar DORES CRÔNICAS MUSCULARES e de tecidos moles em geral, como hérnias de disco, tendinites, DTM, entre outros problemas que se não cuidados prejudicam o dia-a-dia e a qualidade de vida. A fáscia é um tecido conjuntivo que recobre músculos, ossos, nervos e órgãos e quando há perda de sua capacidade de deslizamento, o indivíduo pode desenvolver e sofrer de dor crônica.
Esta técnica pode ser utilizada em todo o corpo e é realizada através de MASSAGEM PROFUNDA e ALONGAMENTO pelas cadeias musculares e fáscias. Ela busca localizar e tratar estas tensões, para que não sejam ativados os PONTOS GATILHO de dor e desconforto, causando um desequilíbrio das cadeias musculares ou qualquer tipo de sobrecarga crônica.

O primeiro passo para isso é entender que o PONTO GATILHO é um dos problemas comumente encontrado nas fáscias. Cada ponto é, na prática, um NÓDULO que eventualmente surge nas fáscias, músculos ou tendões. Sua principal característica é a DOR e para piorar se não tratada, tende a se refletir em outras regiões do corpo. Não por acaso, o problema é comumente associado a dores musculoesqueléticas ou até perda de mobilidade, em casos mais raros.
As vantagens da Liberação Miofascial
Entendido como funcionam os problemas e como a Liberação Miofascial atua, chegou a hora de falarmos sobre os benefícios que ela proporciona. No geral, portanto, podemos dizer que ela ajuda a liberar as tensões e realinhar o corpo. Isto só é possível, porém, a partir da perfeita aplicação das técnicas, que consistem em pressionar com os dedos e mãos os pontos corretos do corpo, com o objetivo de proporcionar o aumento na liberdade entre o músculo e a fáscia.

Entre os principais benefícios que isso proporciona, estão:
● melhoria nas tensões e dores crônicas nos músculos; ● flexibilização dos movimentos das articulações; ● melhoria na flexibilidade; ● ajuda na redistribuição da massa muscular; ● melhorias na circulação e respiração; ● maior mobilidade e amplitude para movimentação; ● conscientização corporal; ● redução na rigidez das artérias.

Além dos benefícios gerais, acredita-se que a Liberação Miofascial também possa trazer vantagens extras se aplicada para aquelas pessoas que praticam atividades esportivas mais específicas, como treinos regulares.
As possibilidades incluem:
● melhoria na mobilidade das articulações; ● favorecimento na execução dos movimentos; ● redução na sobrecarga e eventuais tensões musculares; ● liberação e ativação muscular; ● preparo da musculatura para a carga de exercícios.
● relaxamento do conjunto muscular; ● liberação do ácido lático; ● redução nas tensões dos músculos; ● contribuição na recuperação dos músculos; ● prevenção contra dores tardias; ● prevenção de lesões; e ● melhoria no bem-estar.
Cuidados em relação a Liberação Miofascial
Apesar dos benefícios que pode proporcionar, existem alguns poucos casos específicos em que não recomenda-se a prática da Liberação Miofascial. Em casos tais como:
● inchaços ou problemas de circulação sanguínea; ● hipersensibilidade à dores; ● lesões diagnosticadas nos músculos ou ossos; ● eventual consumo de anticoagulantes; ● feridas ou hematomas em alguma região do corpo; ● gestação, especialmente no primeiro trimestre.
Comments