CERVICALGIAS, conheça um pouco mais sobre suas causas, sintomas e tratamento
- Susiane Riffel
- 5 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
A cervicalgia é caracterizada por dores na coluna cervical, localizada na região do pescoço. Problemas na cervical são considerados comuns, pois estar relacionadas ao estresse, fatores mecânicos (movimento), traumas ou fatores degenerativos, além disso, as mudanças pelas quais nossa sociedade passa tem impactado diretamente a forma como se vive e consequentemente nossas articulações também acabam sofrendo.
Passar horas em frente ao computador, ou olhando para baixo (seja para olhar a tela do smartphone, praticar uma leitura, ou até mesmo artes manuais, como crochê ou tricot) pode trazer prejuízos em curto ou a longo prazo e um deles é a cervicalgia. Esse é um dos exemplos mais típicos da atualidade, no

entanto, outras causas associadas podem também trazer desconforto, tais como, postura inadequada, movimentos repetitivos/prolongados ou esforço exagerado. Além dos citados acima, existem outras causas que podem levar a essa situação e causar os mais diversos tipos de sintomas, como:
dores de cabeça;
espasmo muscular tanto na região cervical como na supraescapular;
redução da amplitude do movimento de rotação, flexo-extensão e lateralização da coluna cervical;
dormência do ombro, braço ou dedos;
sensação de peso nos ombros e na parte alta das costas;
dor que tem início na nuca e acaba se irradiando para o couro cabeludo, a região interescapular ou supraescapular;
fraqueza no braço e no ombro ou até mesmo na mão, podendo ser difícil segurar um copo de água ou um livro, por exemplo;
sensação de “areia” entre as vértebras ao fazer determinados movimentos.
A dor e a dificuldade em realizar os movimentos do pescoço, podem ser limitantes, e levam muitos pacientes a procurarem o atendimento especializado de médicos ortopedistas e fisioterapeutas. A tratamento multiprofissional é necessário para identificar dos fatores que podem gerar essa dor, e para a escolha da conduta mais adequada e desta forma resolver tal situação.

Segundo a especialista e fisioterapeuta Susiane Riffel, “a fisioterapia atua avaliando e tratando a funcionalidade, mobilidade da coluna cervical, e presença de pontos gatilhos musculares ativos e dores irradiadas.. É importante que antes de qualquer tratamento seja realizada uma análise completa do quadro do paciente, pois aa maioria das vezes o tratamento é de médio a longo prazo, porém pode ser realizado de forma conservadora”, comenta Susi.
Além dos tratamentos na clínica de fisioterapia, é importante que o paciente compreenda que a cervicalgia, muitas vezes, depende de uma mudança de hábitos. Assim, o profissional poderá orientá-lo a:
mudar de postura na hora de dormir, preferindo ficar de barriga para cima e utilizando um travesseiro de altura ideal para apoiar a curvatura natural da cervical, ou ainda dormir de lado com um travesseiro entre as pernas;
evitar ler na cama apoiado por travesseiros, se possível preferir ficar sentado com as costas apoiadas e o livro no colo sobre uma almofada;
evitar ficar com pescoço curvado para cima ou para baixo, ao usar o computador, ajustando a altura da tela e de tempos em tempos realizar movimentos de rotação;
não prender o telefone entre a cabeça e o ombro;
regular corretamente o encosto do carro;
evitar carregar excesso de peso em bolsas e mochilas.
Além desses, ainda existem outros tratamentos que podem ser usados dependendo do tipo de cervicalgia, como massagens com liberação miofascial nos pontos dolorosos, exercícios de fortalecimento muscular cervical e de resistência muscular, mesa de tração, termoterapia, ultrassom para reduzir os problemas inflamatórios, entre outros protocolos, como os citados abaixo:
2. Terapias manuais
4. Acupuntura
5. Orientações posturais
Como você viu, a cervicalgia é um assunto amplo e que requer uma investigação criteriosa por parte do profissional, buscando compreender as causas da dor do paciente e assim propondo um tratamento mais completo e efetivo. Você gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário para a gente!
Comments