Benefícios do método Pilates na reabilitação pós Covid-19
- Susiane Riffel
- 12 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
A Fisioterapia desempenha papel fundamental no tratamento da Covid-19 e após a alta hospitalar. Simples exercícios fisioterapêuticos respiratórios também ajudam a evitar a doença.

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser variados dependendo de cada caso particular. Apesar da chegada das vacinas e de muitas pessoas se recuperarem da doença, para muitos a vida não volta ao “novo normal” após a superação da fase aguda da Covid, especialmente para os que passaram por internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Diante desta realidade em que estamos vivenciando a cada dia, penso em todas alterações que o vírus poderá causar no sistema pulmonar dos pacientes recuperados é que ressalto a importância dos exercícios promovidos pelo Pilates, principalmente na capacidade pulmonar. O método Pilates pode colaborar para restabelecer demanda ventilatória, a expansão do tórax durante exercícios de respiração profunda e alongamento dos músculos torácicos, resultando em um padrão respiratório mais eficiente, melhorando a força dos músculos respiratórios, elasticidade pulmonar e diminuição da dispneia, afirma Susiane Riffel, Fisioterapeuta”.

A lista de sintomas remanescentes é longa e variada. Inclui fadiga, dores musculares, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, dores nas articulações, perda persistente do olfato e paladar, e dificuldade de concentração. Mesmo com a recuperação, do pulmão, muitas pessoas precisam ainda lidar com as sequelas que o processo infeccioso acaba deixando. Para isso também o método Pilates oferece uma enorme variedade de exercícios que podem ser utilizados no processo de reabilitação do paciente, acelerando a recuperação. Por ser uma atividade de baixíssimo impacto, com princípio de organização corporal priorizados a todo momento, o Pilates não causa danos nas articulações, ossos nem músculos. Para exemplificar, o método auxilia no ganho de flexibilidade, no fortalecimento muscular, no desenvolvimento de resistência física, na estabilidade e na mobilidade articular. Além do mais, a prática é ainda responsável pela expansão da consciência corporal, da noção espacial, do equilíbrio e da concentração.
Para concluir, podemos praticar Pilates visando trabalhar nosso corpo de uma maneira completa, corpo, mente e espírito. Além disso, também é indicado para correção de problemas posturais, atuando na prevenção e no tratamento de lesões diversas, promovendo o bem-estar, o relaxamento e elevando a autoestima dos praticantes. Se você se identifica com a nossa matéria, sente ainda algum dos resquícios pós-covid, venha conversar com a gente. Estamos te esperando e podemos te ajudar. Ligue e agende um horário, pelo fone 54. 3286.0549.
Comments