ATIVIDADE FÍSICA X SEDENTARISMO
- Susiane Riffel
- 23 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A atividade física tem sido enaltecida há séculos como um potente fator de promoção à saúde. É definida como qualquer movimento corporalmente produzido pela musculatura esquelética que resulte em gasto energético. O exercício contínuo previne a ocorrência de eventos cardíacos, reduze a incidência de acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes do tipo 2, cânceres de cólon e mama, fraturas osteoporóticas, doença vesicular, obesidade, depressão e ansiedade, além de retardare a mortalidade.

Segundo a Fisioterapeuta Susiane Riffel, “atualmente a inatividade física é um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade moderna, sobretudo quando considerado que cerca de 70% da população adulta não atinge os níveis mínimos recomendados de atividade física, que estima-se em 2.200 calorias/semana”.
Hoje em dia, e ainda mais preocupante, percebe-se um aumento considerável deste sedentarismo também em crianças e jovens. Isto, acumulado a uma alimentação sem equilíbrio, falta de atividade física regular e muito tempo a frente de eletrônicos, como TV e celular tem causados danos permanentes à saúde.

Nossa dica:
Para combater o sedentarismo, devemos iniciar com pequenas mudanças, como adotar hábitos alimentares mais saudáveis, preferir usar escadas convencionais, ao invés de elevadores ou escadas rolantes, procurar alguma exercício físico que lhe agrade e tentar manter uma regularidade. Durante a atividade física, liberamos hormônios como a endorfina, que promove uma sensação de relaxamento e com isso melhora a sensação de bem-estar e autoestima. A serotonina, hormônio do prazer e adrenalina também são liberados e melhoram a disposição, auxiliando o nosso sistema endócrino e psicológico.
Benefícios de uma vida com exercícios:
Manutenção das funções cognitivas;
Diminuição de incidência de doenças psicológicas;
Diminuição dos níveis de estresse;
Melhoria da qualidade do sono;
Melhoria da autoimagem e da autoestima;
Aumento do entusiasmo e otimismo;
Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
Saúde óssea e funcional;
Redução do risco de hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária, infarto, câncer, entre outros.
Reduz o risco de quedas melhora o controle do peso corporal.
Assista ao vídeo e busque uma vida mais saudável para você e sua família. Agende uma AVALIAÇÃO COM A GENTE.
Comments